Ao atravessarmos a pandemia, o decrescimento continua a ser o nosso horizonte, mesmo sabendo que tudo está a ser afectado pelos acontecimentos actuais. Embora o âmbito exacto das suas implicações ainda não seja conhecido, é urgente começarmos a confrontar as nossas posições decrescentistas com as transformações que a crise da Covid-19 traz ou pode trazer. Optámos por oferecer neste espaço uma panóplia de reflexões que se quer o mais ampla possível, quer nas ideias, quer nos registos adoptados pelos seus autores. Queremos que este seja um espaço em renovação, pelo que aqui encontrarão com um ritmo que desejamos regular novas publicações. Por um lado, apresentamos contributos de membros da Rede e de outros decrescentistas próximos, por outro, materiais provenientes de outras fontes que julgamos interessantes para a nossa reflexão. Boas leituras!
Carta aberta “Degrowth, New Roots for the Economy. Re-imagining the Future After the Corona Crisis”
Foi divulgada no dia 13 de Maio a carta aberta “Degrowth, New Roots for the Economy. Re-imagining the Future After the Corona Crisis” promovida pela plataforma decrescentista internacional ‘degrowth.info‘ e subscrita por mais de 1000 personalidades e 70 organizaçãoes decrescentistas de mais de 60 países, incluindo a Rede para o Decrescimento.
A relevância do decrescimento para reflectir sobre a pandemia da COVID-19
Em boa hora o CIDAC decidiu voltar a disponibilizar os seus registos documentais da vinda a Portugal em Março de 2012, a seu convite, de Serge Latouche, reconhecido pensador e activista do movimento decrescentista em França.
ÁLVARO FONSECA

Impressões do confinamento com decrescimento ao fundo
Testemunhos de decrescentistas em tempos singulares.
PAULO MENDONÇA: “DECRESCER”
ANTÓNIO PEDRO DORES: “A relação de forças familiar”
Recuperar a comunidade e a sua profilaxia (reflexões decrescentistas durante a pandemia – 1)
Parar os motores e as máquinas: eis o cenário que, até há algumas semanas, era necessário começar a preparar mas que se apresentava altamente improvável. Agora, ele parece-nos irreal por se ter tornado tão abruptamente verificável. Como explicar essa contradição?
JORGE LEANDRO ROSA
Decrescimento em tempos de pandemia da Covid-19?
A disrupção violenta e abrupta da vida social e económica devido à pandemia da COVID-19 acaba de nos colocar perante questões existenciais, tanto individuais quanto coletivas. No entanto, ela não será sentida por todos da mesma forma e as desigualdades sociais vão intensificar os seus efeitos.
ÁLVARO FONSECA, GUILHERME SERÔDIO, HANS EICKHOFF, JORGE FARELO
Decrescimento ou barbárie (coronavírus) !!!
Agora que estamos nesta situação tão crítica, temos bem presente os vossos risos e o vosso desprezo quando vos dissemos que não podíamos prosseguir neste caminho. Não nos prestastes atenção e agora temos o que temos e o que ainda há-de vir, que não será melhor, antes pelo contrário.
MIGUEL ANXO ABRAIRA







