Dias do Decrescimento: vídeos e podcasts das sessões. ACTUALIZAÇÃO COM TEXTOS E APRESENTAÇÕES DOS ORADORES CONVIDADOS
Forçado pelas circunstâncias a adaptar o figurino presencial previsto das jornadas intituladas “Dias do Decrescimento”, marcadas para os dias 23, 24 e 25 de Abril, em Lisboa, o núcleo local da Rede realizou online as três conversas que estavam previstas. Quisemos assim dar mais um sinal da urgência do debate em torno do decrescimento.
Planeta dos Humanos – «Estou numa estranha posição»: novas fontes de energia = menos disponibilidade energética
Precisamos de conversar sobre este filme, que é intensamente pessoal e se afirma, pela voz do seu realizador-narrador, «numa estranha posição», o que tem vindo a ser interpretado como uma notória «incorrecção», segundo muitos dos que exigem agora que seja retirado de exibição.
JORGE LEANDRO ROSA
Seleção de artigos externos sobre decrescimento
A economia contra os limites da Terra: o decrescimento sustentável é a solução
Ana Poças Ribeiro | Jornal Público
Tradutório#1 | A propósito de vida simples e decrescimento – dois textos de Duane Elgin: Simplicidade não é sacrifício! e 4 equívocos sobre a vida simples
Colectivo Metamorfilia
mais →
V. também: A rede DC nos media
A relevância do decrescimento para reflectir sobre a pandemia da COVID-19
Em boa hora o CIDAC decidiu voltar a disponibilizar os seus registos documentais da vinda a Portugal em Março de 2012, a seu convite, de Serge Latouche, reconhecido pensador e activista do movimento decrescentista em França.
ÁLVARO FONSECA
Não tenhamos ilusões quanto ao capitalismo verde: precisamos de uma visão de decrescimento
Parece que não há coragem para pensar ou liderar a necessária luta ecológica pela transição da sociedade. Será que uma análise verdadeiramente ecológica, sóbria, corajosa e profunda do problema “não vende”?
GUILHERME SERÔDIO, HANS EICKHOFF
Recuperar a comunidade e a sua profilaxia (reflexões decrescentistas durante a pandemia – 1)
Parar os motores e as máquinas: eis o cenário que, até há algumas semanas, era necessário começar a preparar mas que se apresentava altamente improvável. Agora, ele parece-nos irreal por se ter tornado tão abruptamente verificável. Como explicar essa contradição?
JORGE LEANDRO ROSA
Decrescimento em tempos de pandemia da Covid-19?
A disrupção violenta e abrupta da vida social e económica devido à pandemia da COVID-19 acaba de nos colocar perante questões existenciais, tanto individuais quanto coletivas. No entanto, ela não será sentida por todos da mesma forma e as desigualdades sociais vão intensificar os seus efeitos.
ÁLVARO FONSECA, GUILHERME SERÔDIO, HANS EICKHOFF, JORGE FARELO
Novo Pacto Verde. Solução milagrosa para todos os males?
Perante um sistema insustentável e incapaz de fazer face à crise social e climática, um novo “Cavaleiro Branco” aparece: O Novo Pacto Verde (Green New Deal ou GND na sigla inglesa).
GUILHERME SERÔDIO, HANS EICKHOFF, NICHOLAS MCNAIR
O Ministro do Ambiente, aliás do Fomento, aliás das acções (sim, dessas!)
Na sua imensa sabedoria, o Governo de Portugal decidiu promover o cumpridor e obediente ministro do Ambiente a super-ministro do ambiente e da acção climática.
JORGE LEANDRO ROSA
A Web Summit ou o crescimento no pós-mundo
Anualmente, instala-se uma euforia no ar em Portugal: a euforia da Web Summit. É um acontecimento litúrgico, um ritual optimista, um regresso à crença no futuro.
JORGE LEANDRO ROSA
Visão decrescentista sobre as contestações internacionais pelo clima
Documento elaborado por membros da Rede para o Decrescimento: Álvaro Fonseca, Cecília Shinn, Graça Passos, Hans Eickhoff, Jorge Leandro Rosa, Manuel Trindade.
A ganhar se perde e a perder se ganha. As questões tabu sobre o aumento da capacidade aeroportuária em Portugal
Em 2004, passaram pelo aeroporto de Lisboa 10 milhões de passageiros. Hoje, quer-se aumentar a Portela e abrir outro aeroporto em pleno estuário do Tejo, para se poder quintuplicar esse número: 50 milhões de passageiros por ano. A que custo?
HANS EICKHOFF, INÊS COSME
O que é preciso é não estar só
Não estar só já não corresponde apenas à união dos camaradas, aos povos ou aos proletários unidos que vencerão. Procurar não ficarmos sós não nos leva a procurar estar entre os escolhidos ou entre os sobreviventes.
JORGE LEANDRO ROSA
Jorge Leandro Rosa: Sociedades ocidentais devem começar a colocar a hipótese do decrescimento. [entrevista]
Jorge Leandro Rosa considera que o habitual modelo da comunicação está rapidamente a tornar-se insustentável. O investigador entende que é preciso pensar no que será a Comunicação depois do crescimento.
Crescimento da economia, diminuição do possível
Recentemente, pude ouvir Bernard Stiegler dizer que a aceleração dos acontecimentos provoca sideração (sidération, em francês). Pensando nela, senti que a palavra exprimia o que há de simultaneamente bem conhecido e de inédito na convergência de processos que define o nosso presente.
JORGE LEANDRO ROSA
Para que serve um aeroporto?
A expansão da circulação aérea, dos aeroportos e de toda a infraestrutura associada mostra hoje, com um enorme grau de evidência, o quanto a ultrapassagem de um certo limiar de mobilização de recursos e de intensificação energética leva a que uma cascata de efeitos sistémicos suplante largamente os benefícios esperados. Enunciarei apenas alguns desses efeitos, guardando para último aquele que se apresenta como simplesmente suicidário.
JORGE LEANDRO ROSA
Porquê resistirmos a novos aeroportos (ou a alargamentos dos existentes)?
Eis algumas notas pessoais a propósito da Carta aberta que a Rede endereçou ao Primeiro-Ministro.
JORGE LEANDRO ROSA
Redes decrescentistas para a sustentabilidade e a justiça ambiental e social
O paradigma económico dominante que tem ditado as orientações políticas um pouco por todo o mundo está a revelar-se incapaz de lidar com a confluência de crises ambiental, social e económica que vivemos.
ÁLVARO FONSECA
Elípticos
Frédéric Neyrat é um filósofo preocupado com a ecologia. Mais do que isso, é um decrescentista convicto. Também ele diz que não podemos continuar a viver como se o mundo fosse ilimitado.
FRÉDÉRIC NEYRAT (Intr. e trad. de Jorge Leandro Rosa)
Por caminhos do decrescimento
Esta é a primeira mensagem em nome da futura Rede do Decrescimento em Portugal. O decrescimento é uma aprendizagem que todos faremos juntos, uma experimentação individual e colectiva, uma aventura que abarcará, provavelmente mais cedo do que pensamos, todos os planos da nossa existência.
Seleção de artigos externos sobre decrescimento
A economia contra os limites da Terra: o decrescimento sustentável é a solução
Ana Poças Ribeiro | Jornal Público
Tradutório#1 | A propósito de vida simples e decrescimento – dois textos de Duane Elgin: Simplicidade não é sacrifício! e 4 equívocos sobre a vida simples
Colectivo Metamorfilia
mais →
V. também: A rede DC nos media